sexta-feira, 2 de junho de 2017

Um dia da criança muito especial

Aquele vivido pelas crianças da Escola Básica de Rio de Moinhos. Quiseram os nossos petizes assistir e participar na reunião pública da Câmara Municipal, agendada para o Dia da Criança, fazendo notar, junto dos vereadores, as suas pretensões para a Escola.
[Foto retirada do http://esposende24.net/] 

Terá sido, sem dúvida, uma experiência muito marcante para todos, quer alunos, quer vereadores. Confesso aqui a minha inveja por aquelas crianças. Nas minhas comemorações de Dia da Criança nunca tive, infelizmente, essa experiência. Os meus parabéns, por isso, ao Professor Hermenegildo e aos alunos da Escola Básica de Rio de Moinhos, pela magnífica iniciativa.
Este acontecimento faz lembrar uma reportagem que vi há muitos anos e que também me causou inveja. Tratava-se de um presidente de câmara que tinha convidado um conjunto de alunos locais a vivenciar, durante um dia, o quotidiano de um presidente de câmara. Então, bem pela manhã, os alunos começavam a experimentar os afazeres de um edil, participando na sua agenda. 
Iniciativas como estas são muito pedagógicas e úteis, sobretudo num contexto de claro défice de participação democrática, como é o actual. Por isso, é importante que os esforços tendentes a um maior envolvimento da comunidade nos assuntos que a todos dizem respeito comecem pelos mais novos, ou não venham eles a ser, no futuro, os próximos eleitores.
Desejo, pois, que a iniciativa da Escola Básica de Rio de Moinhos possa fazer escola e, no futuro, mais crianças do concelho tenham também palco na realização da democracia que se faz todos os dias.       

Sem comentários:

Enviar um comentário