quinta-feira, 21 de maio de 2015

Notas Soltas*

Mais vale prevenir do que remediar

Para aqueles que, e bem, não dispensam a sua caminhada, corrida ou passeio de bicicleta pela belíssima marginal de Esposende, certamente que já se terão dado conta que a ciclovia alarga exponencialmente junto ao Pé no Rio. O modesto tapete vermelho ganha aí uma outra dimensão.
Ora, nessa zona, na falta de outro pavimento que permita distinguir o que deve ser utilizado por peões/corredores e o que deve ser utilizado por ciclistas, o tapete acaba por ser percorrido indistintamente por todos. Por outras palavras, deixa de existir qualquer fronteira entre as duas rodas e aqueles que, tranquilamente, correm ou andam a pé.
Por isso, não são de admirar os episódios em que, por um triz, ciclista e peão evitam um valente embate entre si, para não falar dos casos em que isso acabou mesmo por suceder.
Talvez por lapso, alguém se esqueceu de fazer uma clara demarcação, a tinta branca por exemplo, nessa faixa alargada da ciclovia que se situa junto ao Pé no Rio. 
Seria útil que se efetivasse essa demarcação, mantendo também nessa zona a separação evidente que existe ao longo do restante percurso da ciclovia, designadamente entre o espaço que compete aos peões/corredores e o espaço que cabe aos ciclistas. 
Com a aproximação dos meses de calor, será mais flagrante a movimentação de pessoas na marginal. Ora, uma vez que ocorre nesta altura uma intervenção na marginal, tendo em vista o alargamento da ciclovia, tal constitui uma boa ocasião para também ser feita uma breve intervenção no espaço junto ao Pé no Rio, corrigindo a lacuna atualmente existente.

Não há duas sem três

Ainda perdura na memória de muitos portugueses a fantástica campanha da seleção sub-20 de futebol no Mundial daquela categoria disputado em Portugal, em 1991, e que culminou com a conquista do troféu.
Vinte anos depois, na Colômbia, Portugal voltou a disputar uma final, novamente contra o Brasil. Dessa vez porém, a seleção das quinas não conseguiu, infelizmente, repetir o feito da geração de Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, não obstante o elevado nível apresentado. Na seleção de 2011, despontou Rafael Lopes, oriundo de Gemeses, que fez parte da sua formação na Associação Desportiva de Esposende, e que atualmente representa a Académica.
Dois anos depois do Mundial da Colômbia, a prova realizou-se na Turquia. A seleção de Portugal voltou a contar com um jovem jogador natural do concelho, no caso Tozé, atleta que iniciou a sua formação no Forjães Sport Clube, prosseguindo-a no Futebol Clube do Porto, e que, atualmente, encontra-se emprestado pela equipa portista, ao Estoril.
Em 2015 irá decorrer nova edição do Mundial de sub-20, desta feita na Nova Zelândia. À semelhança das duas anteriores edições, a prova voltará a contar com um digno representante do nosso concelho, no caso Dinis Almeida, jovem natural de Belinho e que fez parte da sua formação no Futebol Clube de Marinhas.
Apesar da ausência de destaque ao nível coletivo nos últimos anos, o concelho projeta-se, futebolisticamente, através dos seus jovens valores, dignos embaixadores no desporto-rei.

Uma condecoração para 19 de Agosto de 2015

Joaquim de Carvalho foi Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), no período entre 1993 e 1995.
A presidência do STJ corresponde a uma das funções mais distintas da sociedade portuguesa, sendo o seu Presidente considerado, em termos hierárquicos, como a quarta figura do Estado, depois do Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro.
Embora não tendo nascido em Esposende, Joaquim de Carvalho, pelos mais de 60 anos de vida que leva ligado à cidade (família Areia) e ao concelho, onde fez parte da sua longa e brilhante carreira, é um esposendense de coração e de convicção.
Pelas funções que exerceu é, sem margem para qualquer dúvida, uma das maiores personalidades ligadas a Esposende.
No dia 19 de Agosto, o Município de Esposende tem por costume distinguir, precisamente, personalidades cujo percurso de vida, pela relevância no concelho ou para além deste, contribuiu para o seu desenvolvimento ou enobrecimento.
A distinção a Joaquim de Carvalho, no dia 19 de Agosto deste ano, com a mais alta condecoração do Município, a Medalha de Honra, cumpriria, com justiça e elevação, o reconhecimento de um percurso de vida notável, indelevelmente ligado a Esposende.

*Publicado no Jornal Notícias de Esposende, n.º 18/2015 - 09 a 15/Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário