quarta-feira, 23 de julho de 2014

Kook Proof, a ponta do iceberg?

Quase desconhecido para grande parte dos Esposendenses, o Kook Proof prova que a qualidade no turismo é o caminho a ser seguido em Esposende.
Antes de continuar e para os mais cépticos, isto não se trata de publicidade ou a pedido, mas sim, fazer ver o que de bom se faz no concelho.
O Kook Proof funciona em modo kite camp,  basicamente um campo de férias com atividades ligadas ao Kite surf, surf, paddle e outras atividades multidesportivas. Com as atividades pode também vir o aluguer da casa e todos os serviços de transfer para aeroporto e acomodação, e até aqui aparentemente nada de novo.Mas o que mais me chamou a atenção neste projecto são os detalhes.
Se passarem pelo seu  website (http://www.kookproof.com/) reparam que para além de fotos com grande qualidade dos participantes nas atividades temos fotos muito boas da cidade e do rio, algo que poderia ser reproduzido pelo site oficial de turismo de Esposende, e um design arrojado que transmite uma sensação de cosmopolitismo que atrai (na minha opinião) um público mais basto. Outro dos detalhes que se salienta neste website é o informalismo e a descomplexidade com que trata os restaurantes locais e as restantes atrações da cidade, fazendo com que o leitor se sinta mais apegado, mais próximo da cidade e que para quem quer visitar uma cidade como Esposende penso que seja necessário e desejável.
Mas o detalhe mais significativo é ser todo em inglês. Isto demonstra que automaticamente se virou para um público estrangeiro, para um público com maior capacidade financeira e que se dispõe a passar 15 dias em Esposende. Olhando para as fotos vemos que poderíamos estar numa qualquer praia da Suécia ou da Dinamarca e para quem frequenta a zona da marina dos pescadores e ruas adjacentes certamente já se apercebeu que  a frequência de nórdicos e anglo-saxónicos disparou recentemente pelas ruas de Esposende, e chegar a uma esplanada de um qualquer café de Esposende e ouvirmos 3 línguas diferentes à mesma mesa é algo que me deixa com um certo orgulho.
E é isto que nós, enquanto concelho, precisamos. O caminho é este, apostando nos nichos de mercado, apostando em mercados e públicos que conhecem e que preferem preservar e desfrutar do que temos para oferecer. O caminho é apoiarmos e encorajarmos este tipo de iniciativas e negócios que trazem mais valia em termos de benefícios diretos e indiretos para outros negócios paralelos.
Mais Kook proof's precisavam de aparecer nas mais diversas vertentes do turismo do concelho.
O caminho é a classe e a qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário